Checklist de auditoria: principais funções e variações

A auditoria é um exame sistemático e cuidadoso de avaliação de processos, atividades, dados ou documentos de uma organização, e tem como objetivo analisar se todos os passos estão em conformidade com as boas práticas, os padrões, as normas externas e internas e os procedimentos operacionais, a fim de reduzir riscos, aumentar a segurança, ampliar a credibilidade, encontrar danos ou quaisquer irregularidades.

Sendo assim, o auditor fica responsável por:

  • Acompanhar e observar todas as funções e cargos;
  • Coletar evidências;
  • Compreender os procedimentos do setor;
  • Elaborar relatórios com resultados, inconformidades, pontos fortes e possíveis melhorias;
  • Entrevistar os colaboradores;
  • Inspecionar normas, documentos e requisitos;
  • Montar um checklist de auditoria;
  • Participar do plano de ação e da implementação das correções.

Diante de tantos encargos, podemos notar a importância de um mecanismo eficiente, apto a organizar e facilitar as incumbências do auditor, onde cabe perfeitamente um checklist de auditoria, que nada mais é do que um documento repleto de itens a serem checados.

Basicamente, um checklist de auditoria é composto por listas de perguntas, critérios e itens que um auditor deve verificar, para que nada seja ignorado ou esquecido, resultando em uma análise objetiva, completa e padronizada.

As frases: “O equipamento está limpo?”; “Os funcionários seguem o procedimento exigido pela empresa?”; “Há registros atualizados de manutenção?”, são algumas das perguntas que podem ser colocadas em um checklist de auditoria.

Claro que, as perguntas são elaboradas conforme o tipo e o segmento da empresa que passará pela auditoria, de acordo com a sua realidade e situação. E, por esse motivo, existem diferentes modelos de checklist de auditoria, como mostraremos a seguir.

Tipos de checklist de auditoria

Certo, agora que você já sabe o que é e para que serve um checklist de auditoria, vamos falar sobre os seus variados exemplos e aplicabilidades:

Tipos de checklist de auditoria

Checklist de auditoria interna

Um dos protótipos mais comuns, chamado de “checklist de auditoria interna”, busca avaliar se os setores internos de uma empresa estão seguindo os padrões, políticas e operações exigidas ou recomendadas.

Essa prática consegue detectar pequenas falhas e impedi-las, antes que se tornem grandes problemas, além de garantir mais disciplina, padronização e excelência.

Checklist de auditoria externa

Ao contrário do checklist de auditoria interno, o externo é feito por auditores terceirizados, sem vínculos com a empresa, como certificadoras, órgãos reguladores e consultorias.

Geralmente, esse formato é adotado para validar normas oficiais, atestar imparcialidade e emitir certificações ou pareceres.

Checklist de auditoria da qualidade

Para unificar processos, comprovar a utilização de sistemas de qualidade e contabilizar a experiência do cliente, é utilizado o “checklist de auditoria da qualidade” que, como o próprio nome diz, tem como foco medir a gestão de qualidade, a melhoria contínua e os requisitos sobre o controle de operações.

Checklist de auditoria financeira

O “checklist de auditoria financeira” visa ordenar e supervisionar os dados financeiros de uma empresa, tais como:

  • Entradas e saídas de dinheiro;
  • Pagamentos;
  • Registros contábeis.

Com ele, é possível eliminar fraudes, validar as informações financeiras e preservar a transparência da instituição.

Checklist de auditoria de compliance

Nesse caso, o “checklist de auditoria de compliance” serve para conferir se a empresa cumpre políticas, regulamentos e leis internas, a fim de proteger a sua reputação, monitorar suas práticas éticas e impedir riscos jurídicos.

Checklist de auditoria operacional

Em contrapartida, se o propósito for avaliar se os processos estão sendo executados corretamente, sem desperdícios e com eficiência e produtividade, o “checklist de auditoria operacional” é o mais indicado.

Checklist de auditoria de segurança do trabalho

Ideal para cumprir normas como NR-6, NR-10, NR-12, NR-35, o “checklist de auditoria de segurança do trabalho”, é usado para reduzir acidentes e propiciar um ambiente mais seguro, visando a identificação de perigos, condições de segurança, treinamentos, EPIs e regras de proteção.

Checklist de auditoria de higiene e limpeza

Normalmente, o checklist de auditoria de higiene e limpeza é bastante utilizado em indústrias alimentícias, hospitais, restaurantes e outras organizações que devem seguir normas sanitárias, para descartar qualquer possibilidade de contaminação.

Checklist de auditoria de manutenção

Por sua vez, o “checklist de auditoria de manutenção” é feito para perscrutar máquinas, instalações e equipamentos, para que todos operem perfeitamente e não causem ameaças às vidas ou ao bem-estar dos funcionários, prevenindo incidentes e assegurando as manutenções preventivas.

Quais itens são obrigatórios em um checklist de auditoria?

Mesmo com suas variações, todos os tipos de checklists de auditoria ainda possuem itens e campos obrigatórios em comum, que são:

  • Título da auditoria;
  • Tipo de auditoria (segurança, interna, externa, etc);
  • Área ou setor que será auditado;
  • Data e horário;
  • Nome completo e cargo do auditor responsável;
  • Nome dos colaboradores ou setores que serão avaliados;
  • Itens ou perguntas que serão checadas;
  • Espaço para a resposta;
  • Campo para evidências;
  • Grau de criticidade;
  • Espaço para observações e comentários;
  • Conclusão da auditoria com recomendações;
  • Assinaturas.

Como fazer um checklist de auditoria?

Se você chegou até aqui, certamente deseja descobrir como fazer um check-list de auditoria útil e eficiente. Confira o nosso passo a passo completo para te ajudar nessa missão:

Passo 1: estabeleça um objetivo

Ao começar o seu checklist, defina um objetivo claro e as intenções da auditoria, para não se sentir perdido, nem criar listas longas ou confusas.

Passo 2: defina quais áreas precisam ser analisadas

Faça um escopo antes de iniciar a auditoria, determinando quais áreas devem ser avaliadas. Veja se é necessário averiguar o estoque, as instalações elétricas, as regras de higiene, os equipamentos de segurança, os documentos obrigatórios ou as demais demandas do ambiente.

Passo 3: crie categorias e subcategorias

Uma ótima ideia é estruturar o checklist de auditoria em categorias e subcategorias, para facilitar a supervisão e deixar o procedimento mais otimizado e profissional.

Para contribuir no entendimento, montamos um exemplo de estrutura:

CATEGORIASEGURANÇA
SUBCATEGORIAEquipamentos
SUBCATEGORIARiscos operacionais
SUBCATEGORIASinalizações obrigatórias
SUBCATEGORIAInfraestrutura

Passo 4: escreva os itens que devem ser checados de forma clara e objetiva

Crie perguntas ou pontos que deverão ser verificados, mas lembre-se: use uma linguagem clara, seja objetivo, não deixe margem para interpretação e não coloque perguntas muito longas.

Afinal, para que um checklist precisa ter precisão, clareza e foco.

Passo 5: escolha o tipo de resposta para cada questão

Acredite, parece algo insignificante, mas a escolha certa das respostas impacta totalmente na qualidade dos relatórios e no resultado final da auditoria.

Sendo assim, os tipos mais comuns de respostas são:

  • Aprovado/Reprovado;
  • Conforme/Não conforme;
  • Descritivo;
  • Escala de pontuação;
  • Múltipla escolha;
  • Sim/Não.

Passo 6: adicione campos de evidências

Não se esqueça de separar um lugar para colocar as evidências, uma vez que elas dão um toque a mais de confiabilidade, fidelidade e sinceridade, tornando a auditoria inteiramente incontestável.

Passo 7: faça testes

Antes de colocar o seu checklist “para jogo” em uma auditoria, realize alguns testes em campo, para encontrar:

  • Confusões;
  • Falhas de entendimento;
  • Falta de critérios;
  • Itens redundantes;
  • Perguntas desnecessárias ou superficiais.

Passo 8: monitore os resultados e aprimore o checklist conforme a necessidade

Modifique e altere o checklist de acordo com a obrigatoriedade e carência, utilizando os históricos para reorganizar ou criar novas categorias; atualizar critérios; ajustar processos; treinar equipes; e identificar padrões de não conformidade.

Até porquê, uma auditoria bem feita exige um checklist atualizado e apropriado para a situação, empresa ou momento.

Tipos de checklist de auditoria

Conclusão

Como vimos, ao longo do artigo, a criação de um checklist de auditoria não se baseia apenas em pontuar itens ou tarefas, mas sim, em elaborar um processo estratégico e inteligente, capaz de proporcionar mais qualidade e alavancar os resultados de uma empresa.

Desse modo, um checklist bem estruturado produz ótimos frutos no ambiente corporativo, como clareza, previsibilidade, segurança e perspicácia, atuando como um instrumento perfeito para reduzir falhas, identificar riscos, prevenir perdas e garantir a padronização de procedimentos.

Em vista disso, vale a pena apostar em uma plataforma intuitiva com funcionalidades e serviços completos e dinâmicos de checklist de auditoria, para enfim, impulsionar os números do seu negócio, e assim, destacar-se no mercado!

Leituras recomendadas

Junte-se aos mais de 1527 clientes SULTS

Com mais de 92 mil unidades atendidas, a SULTS se estabelece como a principal plataforma para gestão de redes de franquias, filiais e negócios na América Latina e vem transformando a eficiência operacional de empresas de diferentes segmentos.

Veja nossos Cases

Experimente grátis por 14 dias

Centralize e aumente a eficiência em toda operação.
Não é necessário cartão de crédito.

Acesso via WhatsAppFale com vendas