A Casa do Construtor: uma história de reinvenção
Fundada em Rio Claro, a Casa do Construtor nasceu da visão empreendedora de dois amigos que iniciaram o negócio como uma loja de materiais de construção. A partir da observação diária do mercado, identificaram uma dor recorrente: muitas pessoas precisavam de equipamentos, mas não podiam comprá-los.
A partir dessa ideia, o negócio foi completamente reinventado para atuar com locação de equipamentos, estabelecendo um propósito claro: ressignificar a posse e democratizar o acesso a ferramentas e máquinas essenciais para obras e reformas.
Após 25 anos de expansão constante, a rede alcançou 250 unidades. Nos últimos anos, impulsionada também pelo aumento da demanda durante a pandemia, o crescimento acelerou rapidamente, chegando às atuais 780 unidades distribuídas entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Hoje, com mais de 32 anos de mercado e presença em quatro países, a Casa do Construtor supera a marca de 400 mil contratos mensais e conta com mais de 5.000 colaboradores diretos e 10.000 indiretos, todos atuando sob a mesma essência empreendedora dos sócios-fundadores, Altino Cristofoletti Junior e Expedito Arena.
“Somos uma empresa de engenheiros”, define Adriano Bicalho, Co-CEO | Diretor de Gestão Corporativa. Com essa mentalidade orientada a processos, o próximo passo seria estruturar ainda mais a franqueadora para escalar com previsibilidade.
Como o SULTS potencializou a gestão
A inclusão dos processos operacionais no SULTS permitiu uma gestão centralizada e colaborativa. Ao concentrar rotinas, indicadores e fluxos em um único ambiente, a Casa do Construtor ganhou mais controle sobre a operação, reduziu ruídos de comunicação e passou a acompanhar, em tempo real, o que acontece em cada unidade da rede.
Com a definição clara de responsáveis, prazos e etapas para cada função, a franqueadora estruturou processos mais previsíveis e padronizados, garantindo que todos sigam o mesmo nível de qualidade, independentemente da região ou do porte da unidade. Isso fortaleceu a integração entre áreas internas, facilitou o alinhamento estratégico e ampliou a visão compartilhada entre franqueadora e franqueados.
A partir dessa base, diferentes módulos do SULTS passaram a apoiar pontos-chave da operação da Casa do Construtor, desde a implantação de novas unidades até a organização de projetos especiais e o acompanhamento da performance da rede, como você verá a seguir.
Os módulos do SULTS na Casa do Construtor
SULTS veio dar luz naquilo que todo mundo, dentro de uma franqueadora, tenta fazer em planilhas ou por e-mail.
A frase resume o papel da plataforma na rotina da marca: promover uma gestão centralizada e confiável. A seguir, você confere como os módulos do SULTS passaram a estruturar e fortalecer diferentes etapas da operação da Casa do Construtor.
Power-Ups
Com o crescimento da operação, a Casa do Construtor contou com o SULTS para fornecer um ambiente seguro e organizado para distribuição de relatórios de Business Intelligence para cada unidade franqueada, por meio do módulo Power-Ups.
Com esse recurso, a franqueadora ganha uma visão para apoiar o planejamento e a tomada de decisão em nível estratégico, enquanto os franqueados acessam, em um só lugar, todos os relatórios de suas unidades, visualizando facilmente pontos de atenção e acompanhando as principais métricas do seu negócio com clareza. Assim, conseguem tomar decisões baseadas em dados reais, alinhados à performance de cada unidade.
O SULTS criou uma centralização que mostra, de forma clara como a gente funciona e como o franqueado consegue encontrar informações.
Implantação de Unidades
O módulo de Implantação apoiou os processos de abertura de novas unidades, acelerando o ritmo de expansão e garantindo maior controle durante todas as etapas de planejamento e inauguração.
Comunicação
Os módulos de Chamados, Comunicados e Notícias foram fundamentais para aproximar a franqueadora das unidades e organizar a comunicação em toda a rede.
- Chamados: centraliza as demandas das unidades, garantindo rastreabilidade, prazos definidos, retorno estruturado e maior nível de satisfação para cada atendimento.
- Comunicados: reúne orientações oficiais, atualizações de processos e alinhamentos estratégicos em um único canal, evitando dispersão de informações em e-mails e grupos paralelos.
- Notícias: permite divulgar novidades, campanhas, resultados e reconhecimentos de forma ampla, mantendo todos informados sobre o que acontece na rede.
Com esses recursos integrados, a Casa do Construtor passou a concentrar seus canais oficiais de comunicação no SULTS, aumentando a transparência, melhorando a experiência das unidades e fortalecendo a percepção de suporte por parte dos franqueados.
Checklists
Os checklists passaram a ser utilizados para garantir clareza e padronização na execução dos processos em cada unidade. A partir deles, a franqueadora consegue orquestrar e avaliar o andamento das inspeções de forma organizada e estruturada.
Uma parceria construída para durar
Com dados organizados, processos claros e comunicação estruturada, a Casa do Construtor e a SULTS fortalecem uma gestão mais sólida, integrada e preparada para sustentar o crescimento da rede ao longo do tempo. Esse alinhamento cria o ambiente ideal para uma parceria de longo prazo.
A parceria entre Casa do Construtor e SULTS representa um modelo de cooperação estratégica, no qual a tecnologia se consolida como uma forte aliada do futuro da rede, com recursos valiosos para sua organização e evolução contínua.
O SULTS sempre foi tratado aqui como um parceiro. É um parceiro que está com a gente há muito tempo, e a nossa expectativa é que essa parceria perdure por muitos e muitos anos.
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Bruno Gorodicht
Sócio Executivo, Grupo Impettus
Rafael Corte
Cofundador e CEO, JAH










































