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Como decidir qual o melhor sistema de gestão para a sua rede de franquias

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Um sistema de gestão especializado em franquias é importante devido à natureza única desse tipo de operação. A maioria das soluções é pensada para dar suporte a uma gestão padronizada, cujos objetivos principais são automatizar os processos e otimizar o fluxo de informações dentro da rede.

Se por um lado o gestor da empresa franqueadora tem necessidade de monitorar participações, demandas e precisa garantir a reputação da marca, de outro os franqueados precisam gerenciar a operação e ter acesso fácil ao suporte do seu franqueador. Por isso, um sistema de gestão especializado proporciona benefícios diretos à produtividade, controla desperdícios, evita problemas e ajuda na comunicação de forma eficiente.

Como resultado, a lucratividade é mais facilmente monitorada e os vários interessados, que são os franqueadores, franqueados, clientes e parceiros, ficam mais satisfeitos. Vamos entender melhor quais são os critérios para escolher o sistema de gestão ideal para a sua rede de franquias? Confira a seguir.

1. Avalie competências

Por isso, comece por uma avaliação de competências da equipe. Um grupo qualificado e talentoso vai garantir uma parceria duradoura, pois é certeza de que necessidades futuras, que você nem imagina que vai precisar, dependerão dessa capacidade.

2. Confira as informações que precisa

Quando você vai dormir à noite e começa a pensar na sua rede de franquias, quais recursos você sente falta para gerenciar de forma mais ágil? Se o sistema for capaz de atender essas demandas em tempo real, então um dos principais requisitos foi atendido.

Hoje em dia, a qualidade da informação que você usa para tomar decisões é metade do caminho para acertar as estratégias e ações.

SULTS - Agenda: Calendário mensal

3. Garanta suporte aos processos

Do ponto de vista técnico, o suporte do sistema de gestão à operação do franqueador e dos franqueados deve garantir produtividade e qualidade. Essa costuma ser a avaliação mais fácil de ser feita, pois é comum que o modelo operacional esteja muito claro e padronizado na franquia. Afinal, é a isso que todos recorrem nesse modelo de negócio.

Porém, considere que um bom sistema é elaborado de acordo com as melhores práticas de gestão. Por isso, o processo de implantação também é uma oportunidade de melhorar os seus processos.

4. Tenha controle de estoque remoto

A eficiência e versatilidade no controle dos estoques remotos também costuma ser importante para as empresas de franquia. Várias unidades, completamente distintas, formam um grande estoque que pode ser compartilhado em situações específicas — no atendimento de vendas online, por exemplo.

Outra possibilidade é um produto estar em falta em uma unidade e precisar ser reposto com urgência, o que nem sempre é possível. Nesses casos, talvez ele esteja disponível em uma loja próxima, que pode dispor do item na emergência.

expansão online

Além disso, com o controle dos estoques feito remotamente pela franqueadora, é possível calcular a demanda para a indústria, já que os estoques de todas as unidades estão integrados a um mesmo sistema de controle.

5. Faça a gestão de promoções na rede de franquias

Uma promoção executada por vários agentes autônomos pode ser difícil de controlar sem um sistema de gestão especializado que ofereça o suporte que você precisa. Sendo assim, é muito importante que você verifique os recursos disponíveis para cumprir essa função.

6. Estruture a segurança e a privacidade

A segurança e a privacidade dos dados merecem toda sua atenção, principalmente, porque você não quer que informações mais importantes da sua empresa estejam suscetíveis a vazamentos ou sejam mal utilizadas. Por isso, existem protocolos e normativas internacionais que regulam procedimentos de segurança da informação. Encontrar uma empresa que atenda a esses requisitos, vai te tranquilizar na hora de escolher o sistema de gestão que vai gerenciar a sua rede de franquias.

Além disso, se para atender ao seu franqueado com o máximo de personalização você precisa de informações sobre ele, também precisa garantir que esses dados estarão seguros com sua empresa. Pensando nisso, governos em todo o mundo criaram leis específicas para o uso de dados pessoais, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados, criada no Brasil. Isso significa que um eventual vazamento ou uso não autorizado pode gerar multas, punições e indenizações severas.

SULTS - Checklist: avaliação no celular

Um sistema de gestão especializado é incomparavelmente mais seguro do que planilhas e outros improvisos tecnológicos. Por isso, você deve se manter atualizado sobre as Políticas de Privacidade da empresa contratada.

Agora que você já sabe como escolher o melhor sistema de gestão para a sua rede de franquias, conheça o SULTS!

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