Para franquias
Ver mais
Para franquias

Como funciona um sistema ERP para franquias?

O ERP passou a ser uma ferramenta essencial para redes de franquias, porque funciona como um banco de dados empresarial, que reúne, em uma única plataforma, todas as operações de forma integrada, como a expansão da rede, implantação de novas unidades, consultorias de campo, tarefas atribuídas e pedidos de compra, por exemplo.

Um sistema de ERP para franquias permite organizar as informações armazenadas nos computadores da rede franqueadora, eliminando as redundâncias, permitindo uma visão global mais clara, criando processos automatizados e facilitando a distribuição das informações por todas as áreas envolvidas no negócio.

sults checklist desktop
SULTS - Agenda: Calendário mensal

“Certo, mas de forma prática, quais são as vantagens de um sistema ERP?”

Se essa é a sua dúvida nesse momento, veja bem: Um sistema ERP racionaliza o fluxo de informações dentro da rede franqueadora, melhorando a comunicação de todas as partes. Além disso, ele permite guardar os dados não apenas para consultas sobre o andamento dos processos, como também para análises futuras.

O registro de todos os processos permite que franqueadores e franqueados identifiquem com maior facilidade onde estão as irregularidades para que possam resolvê-las por meio de planos de ação ágeis e específicos.

Ao automatizar a comunicação entre os setores mais importantes de uma rede de franquias, um software ERP pode aumentar sua eficiência e até reduzir os custos de diversos processos envolvidos no desenvolvimento da rede.

Tecnicamente falando, um ERP é divido em três camadas:

  1. Aplicação: essa é a camada “visível” aos usuários. Ela é composta por funcionalidades, processos, cadastros e os demais dados necessários para o dia a dia operacional da rede de franquias;
  2. Banco de Dados: no banco de dados são armazenadas as informações geradas na camada de aplicação. Ele pode ser nativo (estar dentro da infra da empresa) ou remoto (em nuvem, por exemplo);
  3. Framework: já a camada de framework é onde estão contidos os parâmetros do ERP. É ali que o sistema pode ser personalizado de acordo com as necessidades específicas da operação da empresa. Portanto, estamos falando de uma camada de construção de um novo código-fonte ou modificação do existente.

O sistema ERP para franquias é composto por módulos que atendem os departamentos da rede franqueadora e que estão subdivididos em funcionalidades. Por exemplo, no módulo Chamados você consegue gerenciar de forma centralizada as ordens de serviço, visualizando qual o status de cada uma delas, quem criou, quem irá resolver, qual o prazo limite e, ainda, é possível acompanhar a qualidade dos atendimentos. Já o módulo Checklist possibilita a criação de listas de verificação online e totalmente personalizáveis para serem aplicadas em supervisão de loja, auditorias, inauguração de unidades, consultorias de campo etc.

Pagina de dashboard SULTS

software de gestão

Sua rede de franquias conectada


Junte-se aos mais de

200 clientes sults

Experimente por 14 dias Grátis.

Experimente agora!

Experimente Grátis!